sábado, 1 de outubro de 2011

O Mito do PH dos Shampoos


 Federico Kladt, gerente de Inovação da Natura explica que nossos shampoos estão registrados na ANVISA com uma faixa de pH de 6 a 7,5. Mas, como no mercado tem vários produtos com pH baixo (em torno de 4), as dúvidas continuam. Por isso, vamos esclarecer algumas questôes:

  • O PH é uma medida química de quanto um produto é acido ou alcalino. A escala é de 1 (muito ácido) a 14 (muito alcalino). Por exemplo, o pH da nossa pele é por volta de 6,5.

  • Para que os tensoativos - substâncias que formam a espuma e removem a sujeira - dos shampoos funcionem de maneira otimizada, é preciso uma faixa de pH específica, que varia de acordo com cada fórmula. Com os tensoativos que a Natura usa, esta faixa fica entre 6 a 7,5.

  • Já os condicionadores, incluindo cremes de pentear e máscaras de tratamento utilizam outras matérias-primas, e essa faixa de pH está próxima a 4, que é aquela em que as matérias-primas funcionam com mais eficiencia.Se diminuirmos o valor de pH de um shampoo (para, por exemplo, 4), os tensoativos do shampoo não funcionarão tão bem e o fabricante terá que colocar mais tensoativo para compensar esta perda de eficiência, o que significa um produto que “lava menos”. Fred explica que é melhor usar menos tensoativo do que mais tensoativo. “Afinal de contas, o shampoo tem que remover toda a sujeira, não é?”, questiona. Agora é importante dizer que quando o tensoativo remove a sujeira, ele acaba também removendo algumas proteínas e lipídeos dos fios de cabelo. Por isso, é muito importante o uso de condicionador, cremes e máscaras de tratamento para consertar estes danos causados pelo uso do sahmpoo e também de outros, como os causados pela poluição, escovas e químicas. “Os condicionadores têm uma faixa ideal de pH para funcionar e este valor é por volta de 4. Por isso, os nossos condicionadores, máscaras de tratamento e cremes de pentear tem pH por volta desse valor”, ressalta Fred.

• Desta forma um shampoo com pH 4 terá uma lavagem menos eficientes, porém um condicionamento melhor. Fred destaca que é melhor usar cada produto de maneira otimizada, ou seja, da maneira que ele funciona melhor. Assim, o ideal é que o shampoo tenha um pH de 6 a 7,5 e os produtos de tratamento (condicionador, máscaras e cremes), por volta de 4.
E mais um detalhe: quando fazemos escova progressiva (ou outras químicas), usamos um agente alcalino (pH > 7) para que o alisante ou a coloração chegue ao interior dos fios mais rapidamente. Normalmente este pH chega a uma faixa de 9 a 10. “A afirmação que apareceu na Internet de que shampoos com pH perto de 6 abrem as cutículas (porque, segundo eles, o pH é muito alto) não tem fundamento. Na verdade só o fato de você molhar os cabelos com água já vai provocar um inchaço dos fios, facilitando a entrada de outras substâncias junto com água”, finaliza o gerente da Natura

Fonte:http://www.naturacabelos.com/2011/09/27/o-mito-do-ph-dos-shampoos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário