sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cabelos – Mitos e Verdades



Continuando a falar de Natura Plant.
Cabelos – Mitos e Verdades.


*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

Dúvidas sobre tintura e queda, por exemplo, sempre surge quando o assunto é cabelo. A Natura esclarece estes tópicos e desmistifica algumas outras questões.

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos, causando queda dos fios?

Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

Caspa é sinal de sujeira?

Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica. Não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

Seborréia e caspa não têm cura?

Mito. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

Usar boné faz cair os cabelos?

Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas usá-lo o dia inteiro, por exemplo, pode desencadear a dermatite seborréica, que favorece a queda dos fios.

Condicionador pode causar a queda dos cabelos?

Mito. O ideal, para pessoas com dermatite seborréica e queda de cabelo, é evitar o uso do condicionador no couro cabeludo, aplicando-o apenas nos fios, pois o produto pode agravar a dermatite e favorecer a queda.

O uso freqüente de tintura pode estragar os cabelos?

Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio, causando a perda do brilho e da resistência.

O uso freqüente de tintura faz cair os cabelos?

Mito. O uso da tintura afeta apenas a haste do fio, não interfere na raiz do pêlo, responsável pelo seu crescimento.

Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?

Mito. Não há o menor problema estar e lavar os cabelos, pois não causa absolutamente nenhum mal à saúde.

Cortar o cabelo, estando a cliente ou a cabeleireira menstruada, pode deixá-lo com fios grossos, queda acentuada ou até mudar o tipo do cabelo – de lisos para cacheados e vice-versa?

Mito. Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar os fios não interfere no crescimento do cabelo nem provoca a sua alteração.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido.

É normal os cabelos caírem após o parto?

Verdade. Cerca de quatro meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Este processo chama-se eflúvio telógeno. Os cabelos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?

Mito. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz.

Não secar os cabelos após o banho causa queda?

Mito. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam calvos.


Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento. A crença vem da correlação com a poda das plantas. No entanto, os galhos das plantas são vivos, e o fio do cabelo é composto por células já mortas.

Calvície tem tratamento?

Verdade. Já existe um tratamento com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e até mesmo fazê-los crescer novamente.

Fonte: Natura

Um comentário:

  1. Eu gostei :3

    Mas... Alguns acreditam MESMO que se a cabeleleira estiver menstruada e cortar seu cabelo vai danificar ele? @_@ E realmente, não poder lavar o cabelo quando "fica" é demais xD

    Enfim, gostaria que sinalizasse melhor as perguntas e separasse das respostas. Assim me confundiu =D

    ResponderExcluir