domingo, 13 de novembro de 2011

Operação de choque depois da química

Com esta onda de compras coletivas e suas escovas progressivas (london, marroquina etc) que não passam de 80 reais, a tentação de ceder as madeixas às promessas internéticas é enorme. Mas é preciso saber que o excesso ou a incompatibilidade química pode causar quebras sérias dos fios. Esses sites, pela demanda, não costumam recomendar o melhor procedimento. Ou seja, você até pode pagar barato pela progressiva, mas também pode ter a surpresa de colocar produtos não recomendados para seus fios.
Para não errar na hora de fazer um novo procedimento, pergunte antes o nome da progressiva, peça para ver a embalagem e, principalmente, exija que o profissional prepare a química na sua frente. Anote os ativos para que você tenha em mãos a química utilizada, caso precise submeter seus cabelos a outros procedimentos.
Um erro super comum é a gente fazer uma química às vésperas de uma ocasião importante. Isso é um grande erro, porque o procedimento pode não dar certo e aí o estrago não dá para ser corrigido em tempo hábil.
Lembre-se que, depois de uma química, é fundamental investir em tratamentos de reconstrução e nutrição para acelerar a recuperação. Neste caso, nossas linhas Revitalização Pós-Química e Choque Regenerativo são as mais indicadas e podem ser usadas alternadamente.
Cabelos que sofreram quebra tendem a ficar com os fios do topo arrepiados após a escova e não abaixam. O creme pré-escova Liso e Solto ajuda a eliminar a aparência de quebrado. Vale usar à noite o creme noturno da linha Hidratação Reparadora.
Não caia na armadilha de se render ao botox capilar, selagem, escovas de mil e um nomes, que são químicas escondidas sob nomes falsamente naturais.

“A escova progressiva, na verdade, é uma química. É feita uma reação para quebrar algumas ligações internas das moléculas dos fios de cabelos, e uma outra para rearranjar estas ligações, de tal maneira a alisar o cabelo. A figura, a seguir, mostra estas duas etapas:


Repare que, da primeira para a segunda figura, a ligação A-A foi rompida. Da 2ª figura para a 3ª, a ligação foi refeita, mas ao invés de ser A-A, ela passa a ser B-A. Por esta mudança de ligações é que o cabelo fica liso.
Este processo de química danifica bastante o seu cabelo, tanto na parte externa (chamada de cutícula), como na parte interna (chamada de córtex). Nestes casos, a queratina (que é a proteína que existe em maior quantidade no fio de cabelo) é muito útil para reparar estes dois danos, tanto na parte externa (e algumas pessoas chamam este processo de consertar o dano externo de selagem) como na parte interna.
Ou seja, a progressiva não é um selante. Pelo contrário: os danos que ela causa tornam o cabelo mais poroso e permitem que os ativos entrem mais facilmente para o interior. Com isso, a queratina que você usa após o alisamento penetra facilmente para o interior do fio.
Adorei a resposta do Fred. Valeu! Por isso, depois de uma progressiva, Choque Regenerativo nos seus fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário